terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A tribulação produz seu ponto de equilíbrio com Deus

"(...)quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança". (Tg 1.3)
O servo de Deus fiel a Ele sabe da existência das provações. Aliás, não existe condições de ausência de conflitos, especialmente no mundo espiritual, quando alguém se propõe a fazer a vontade do Eterno certamente está declarando guerra aberta contra a carne, o diabo e o mundo. Sim, neste mundo teremos aflições (Jo 16.33). No entanto, em todas elas o Senhor vislumbra um propósito em nossa vida. Podemos não compreender o intento imediatista de uma tribulação, porém podemos considerar o caráter geral delas: promover o desenvolvimento de uma vida equilibrada mediante a fé. Esse equilíbrio é alcançado em decorrência da necessidade de esperar no Senhor a resposta para nossas aflições. Isto desencadeia em sua vida o perfil de um autêntico adorador, capaz de superior qualquer situação por estar debaixo do preciso poder do Senhor (Sl 91.1). Descanse em Deus e aguarda confiante nEle, pois sua imensa presciência busca equilibrar sua intimidade com Ele. Amém!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Soberania de Deus diante da Pequenez do Homem

"SENHOR, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?" (Sl 144.3)


Afinal o que somos diante do Senhor? Realmente estamos em situação abaixo do Altíssimo. Jamais podemos esquecer que somos criatura do Eterno Deus (Gn 1.27). Não nada nesta vida nem no porvir que o homem possa edificar ou realizar capaz de ao menos ventilar a soberania de nosso Deus. Muitos há que intentaram tamanha loucura. Lúcifer principiou essa falida campanha  ao tentar nivelar-se ao Senhor (Ez 28.17). Por isso, devemos a cada dia reconhecermos nossa posição diante de Deus (Gn 3.19), porque somos feitura sua, porém não somos donos de qualquer poder ou potestade pois tudo isso pertence a Ele e deve ser dado a Ele a honra merecida. Honre ao Senhor nesse dia e glorifique-o por todos os feitos em sua vida. Grande é o Senhor e digno de nosso louvor. Amém!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Deixa o Senhor Cuidar do teu Futuro

"Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades." Mt 6:34


O que será de nossa vida amanhã? Como viverei? O que será de meus filhos e de minha família? Certamente estas perguntas devem estar agora passando por sua mente, ou quem sabe um dia já povoaram o seu coração. A buscar pela garantia de um futuro com tranquilidade e comodidade é o sonho de praticamente todos os homens. Tecnicamente podemos definir essa prática humana por ansiedade. Esta palavra está carregada de significações entre as quais atentamos para "estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso". Somos recomendados pelo apóstolo Pedro a retirarmos de nossos ombros tamanho peso e entregarmos nas mãos de quem tem poder de carregá-lo: o Senhor Jesus Cristo (1Pe 5.7). Esse sentimento pode nos levar à atos extremos em busca de elevados padrões materiais, porém nada terá proveito após a morte (Lc 12.20). Por isso a Palavra de Deus nos recomenda a investirmos no Reino de Deus (Mt  6.33) através de obras as quais resultam em galardão eterno e serão gozadas na eeternidade de maneira mais sublime, pois o mundo passa (...) (1Jo 2.7).


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Busque estar bem acompanhado

“E andou Enoque com Deus...” (Gn 5.24). Quão glorioso deve ser a um homem andar com Deus. A companhia do Eterno é uma experiência indescritível. Percebemos que a decisão de estar junto a Deus pelo homem Enoque foi algo bastante diferente para a sociedade contemporânea daquela época.

A geração que recepcionou a Enoque estava corrompida pela maldade dos homens dominados, escravizados e cegos pelo pecado (Gn 4). Violência, falta de amor, desrespeito com o próximo, afastamento do Senhor. As condições que cercavam a Enoque eram as mais reprováveis possíveis. No entanto, este homem ousou andar com o Senhor, ter intimidade com ele, propôs-se a retomar a condição que seu antepassado Adão havia perdido (Gn 3.8).

Da mesma sorte, vivenciamos uma geração que não busca ao Senhor. O crescimento das tecnologias, avanço da ciência que deveriam aproximar o homem de seu Criador, findam por optar por caminho oposto e muitos tem caminhado palmilhado uma vereda sem volta cujo final é a perdição (Mt 7.13). Entretanto, Deus ainda conta com os remanescentes possuídos da mesma ousadia de Enoque resolveram andar com Deus pelo poder do Espírito Santo (Gl 5.16).

Fanatismo, exageros, cafonice, loucura, são alguns dos adjetivos aplicados à igreja do Senhor por resolver andar em proximidade de Deus e com isso fazer oposição ao pecado. Todo aquele que vive com o Senhor aborrece e se sente aborrecido com toda prática pecaminosa porque em Deus reside a essência da santidade.

Que Deus nos mantenha-nos em sua companhia para Glória do Seu nome.